14 de março de 2013

DP DE HISTÓRIA - 2º ANO EM


DP HISTÓRIA 2º E.M - PROFESSORA VILMARA
1º BIMESTRE 




OBS.   O TRABALHO DEVERÁ SER ENTREGUE:
MANUSCRITO EM FOLHA DE ALMAÇO
COM CAPA DE IDENTIFICAÇÃO
 BIBLIOGRAFIA

ENTREGA:
26/04 – 1º BIMESTRE
21/06 – 2º BIMESTRE
20/09 – 3º BIMESTRE
22/11 – 4º BIMESTRE
QUALQUER DÚVIDA PROCURAR O PROFESSOR.
   
I-Responda:
1. O que foi o Renascimento?
2. Explique por que podemos dizer que o Renascimento foi um movimento elitista.
3. Escrever as características do homem renascentista e do homem medieval. Faça uma comparação.
4. Escrever uma conclusão sobre o Renascimento.
5. Escreva as características da arte renascentista.
II. Reforma e Contrarreforma
Responda:
1. Quais foram a relações culturais da Reforma Protestante com o Renascimento?
2. Por que a livre interpretação da Bíblia era criticada pelo alto clero medieval?
3. ”Segundo Calvino, o homem já nasce predestinado à salvação ou condenação eternas,  e um dos sinais da salvação é a riqueza acumulada através do trabalho”.Estabeleça a relação entre a expansão da doutrina calvinista e o fortalecimento do Capitalismo no século XVI.
4. Analisando as decisões do Concilio de Trento, podemos afirmar que a Contrarreforma se restringe a eliminar os fatores que geravam as criticas mais severas e preservou os fundamentos sobre os quais a Igreja Católica  havia construído seu poder político e econômico.
A partir da afirmação acima, justifique as seguintes decisões do Concilio de Trento:
II. Proibição da venda de indulgencias.
II. Preservação do principio da salvação pela fé e pelas boas obras (doações à igreja).

Dê as principais características da Contrarreforma e analise duas delas.
“Executamos o que nos é ordenado com prontidão com alegria e perseverança. Estamos convictos que tudo é justo quando o superior ordena; por um tipo de obediência cega, rejeitamos toda a ideia e todo sentimento contrário às suas ordens (...) e que cada um se convença que os que vivem na obediência devem se deixar conduzir à vontade da Divina Providência, por intermédio de seus superiores  (...) Para o que obedece é necessário o espírito de contentamento parece tudo aquilo que seu superior lhe ordene (...) estando convencido que ele respondera melhor à vontade de Deus desta maneira do que segundo suas própria vontade e seu próprio julgamento (Ignácio de Loyola. As Constituições 1537.)
O texto de Ignácio de Loyola refere-se à criação da Companhia de Jesus, um dos instrumentos da reação da Igreja Católica ao impacto provocado pela Reforma Protestante no séc XVI. A Companhia teve forte atuação tanto na Europa como nas áreas coloniais ibéricas.
a) Identifique um objetivo da atuação da Igreja Católica colonial ibérica tendo como referência o contexto gerado pelas reformas religiosas na Europa.
b) Formule uma critica a um dos princípios da Igreja Católica expressos no texto, do ponto de vista das religiões reformadas protestantes.

Escreva uma conclusão sobre o tema Reforma e Contrarreforma.
III- Formação dos Estados Absolutistas Europeus.
1. Qual o principal interesse que a burguesia tinha na aliança política com o rei?
2. ”Todo poder, toda autoridade residem na mão do rei e não pode haver outra autoridade do reino a não ser a que o rei a estabelece” ( Aquino e outras,  História das sociedades.)
A afirmação acima expressa a concepção de poder que se fortalece na Europa durante os séculos XVI e XVII.
Considerando o que você aprendeu sobre este período da história, bem com a análise da afirmação acima:
a) Caracterize a concepção de poder no Absolutismo.
b) Indique e comente dois aspectos que contribuíram para o desenvolvimento desse sistema político na Europa.
3- Entre os séculos XVI e XVII, multiplicaram-se autores e doutrinas para justificar e legitimar o Estado autoritário e o Absolutismo moderno. Maquiavel é um dos teóricos da origem do Estado moderno.
Escreva uma ideia de Maquiavel defendida em “O Príncipe” para fortalecer o poder.
4- Quais são as principais criticas que Thomas Morus fez ao contexto inglês do século XVI ao descrever a Ilha de Utopia?
5- Fazer uma comparação entre o Absolutismo do séc.XVI e a política atual



IV- Encontros entre europeus e as civilizações da África, da Ásia e da América


1. Pesquise, sobre documentos que retratem as narrativas dos descobridores e viajantes e transcreva com suas palavras (mas representando o conteúdo do texto) por meio de trechos as informações sobre os primeiros contatos entre europeus e os povos por eles encontrados. Por exemplos Carta de Pedro Vaz de Caminha, Diários de Cristóvão Colombo, analisando como os europeus viam os povos que encontravam e ainda que imagem se pode deduzir que fazia de si mesmos.
2. Selecione uma matéria jornalística cujo conteúdo retrate uma situação de racismo ou violência racial e cole. Depois, redija um texto comentando a matéria, analisando de forma critica as permanências relacionadas à ocorrência de choque cultural e os preconceitos entre diferentes grupos no mundo contemporâneo.
3. ”Encontros entre europeus e as civilizações da África, da Ásia e da América” O que se pode deduzir a respeito da palavra “encontros”. 
4. Escreva uma conclusão sobre a afirmação “Os grandes descobrimento transformaram a vida dos povos europeus e dos povos que eles encontraram.








Profª  Vilmara (Orientadora)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário