DP HISTÓRIA 2º E.M - PROFESSORA VILMARA
1º BIMESTRE
1º BIMESTRE
OBS. O TRABALHO DEVERÁ SER ENTREGUE:
MANUSCRITO EM FOLHA DE ALMAÇO
COM CAPA DE IDENTIFICAÇÃO
BIBLIOGRAFIA
ENTREGA:
26/04 – 1º BIMESTRE
21/06 – 2º BIMESTRE
20/09 – 3º BIMESTRE
22/11 – 4º BIMESTRE
QUALQUER DÚVIDA PROCURAR O PROFESSOR.
I-Responda:
1. O que foi o Renascimento?
2. Explique por que podemos dizer
que o Renascimento foi um movimento elitista.
3. Escrever as características do
homem renascentista e do homem medieval. Faça uma comparação.
4. Escrever uma conclusão sobre o
Renascimento.
5. Escreva as características da
arte renascentista.
II. Reforma e Contrarreforma
Responda:
1. Quais foram a relações
culturais da Reforma Protestante com o Renascimento?
2. Por que a livre interpretação
da Bíblia era criticada pelo alto clero medieval?
3. ”Segundo Calvino, o homem já
nasce predestinado à salvação ou condenação eternas, e um dos sinais da salvação é a riqueza
acumulada através do trabalho”.Estabeleça a relação entre a expansão da
doutrina calvinista e o fortalecimento do Capitalismo no século XVI.
4. Analisando as decisões do
Concilio de Trento, podemos afirmar que a Contrarreforma se restringe a
eliminar os fatores que geravam as criticas mais severas e preservou os
fundamentos sobre os quais a Igreja Católica
havia construído seu poder político e econômico.
A
partir da afirmação acima, justifique as seguintes decisões do Concilio de Trento:
II. Proibição da venda de
indulgencias.
II. Preservação do principio da
salvação pela fé e pelas boas obras (doações à igreja).
Dê as principais características da
Contrarreforma e analise duas delas.
“Executamos
o que nos é ordenado com prontidão com alegria e perseverança. Estamos
convictos que tudo é justo quando o superior ordena; por um tipo de obediência
cega, rejeitamos toda a ideia e todo sentimento contrário às suas ordens (...)
e que cada um se convença que os que vivem na obediência devem se deixar
conduzir à vontade da Divina Providência, por intermédio de seus superiores (...) Para o que obedece é necessário o
espírito de contentamento parece tudo aquilo que seu superior lhe ordene (...)
estando convencido que ele respondera melhor à vontade de Deus desta maneira do
que segundo suas própria vontade e seu próprio julgamento (Ignácio de Loyola.
As Constituições 1537.)
O texto
de Ignácio de Loyola refere-se à criação da Companhia de Jesus, um dos
instrumentos da reação da Igreja Católica ao impacto provocado pela Reforma
Protestante no séc XVI. A Companhia teve forte atuação tanto na Europa como nas
áreas coloniais ibéricas.
a) Identifique um objetivo da
atuação da Igreja Católica colonial ibérica tendo como referência o contexto
gerado pelas reformas religiosas na Europa.
b) Formule uma critica a um dos
princípios da Igreja Católica expressos no texto, do ponto de vista das religiões
reformadas protestantes.
Escreva uma conclusão sobre o tema Reforma
e Contrarreforma.
III- Formação dos Estados Absolutistas
Europeus.
1. Qual o principal interesse que
a burguesia tinha na aliança política com o rei?
2. ”Todo poder, toda autoridade
residem na mão do rei e não pode haver outra autoridade do reino a não ser a
que o rei a estabelece” ( Aquino e outras, História das sociedades.)
A
afirmação acima expressa a concepção de poder que se fortalece na Europa
durante os séculos XVI e XVII.
Considerando
o que você aprendeu sobre este período da história, bem com a análise da
afirmação acima:
a) Caracterize a concepção de
poder no Absolutismo.
b) Indique e comente dois
aspectos que contribuíram para o desenvolvimento desse sistema político na Europa.
3- Entre os séculos XVI e XVII, multiplicaram-se
autores e doutrinas para justificar e legitimar o Estado autoritário e o
Absolutismo moderno. Maquiavel é um dos teóricos da origem do Estado moderno.
Escreva
uma ideia de Maquiavel defendida em “O Príncipe” para fortalecer o poder.
4- Quais são as principais
criticas que Thomas Morus fez ao contexto inglês do século XVI ao descrever a
Ilha de Utopia?
5- Fazer uma comparação entre o
Absolutismo do séc.XVI e a política atual
IV- Encontros entre europeus e as
civilizações da África, da Ásia e da América
1. Pesquise, sobre documentos que
retratem as narrativas dos descobridores e viajantes e transcreva com suas
palavras (mas representando o conteúdo do texto) por meio de trechos as
informações sobre os primeiros contatos entre europeus e os povos por eles
encontrados. Por exemplos Carta de Pedro Vaz de Caminha, Diários de Cristóvão Colombo, analisando como os europeus viam os povos que encontravam e ainda que
imagem se pode deduzir que fazia de si mesmos.
2. Selecione uma matéria
jornalística cujo conteúdo retrate uma situação de racismo ou violência racial
e cole. Depois, redija um texto comentando a matéria, analisando de forma
critica as permanências relacionadas à ocorrência de choque cultural e os preconceitos
entre diferentes grupos no mundo contemporâneo.
3. ”Encontros entre europeus e as
civilizações da África, da Ásia e da América” O que se pode deduzir a respeito
da palavra “encontros”.
4. Escreva uma conclusão sobre a
afirmação “Os grandes descobrimento transformaram a vida dos povos europeus e
dos povos que eles encontraram.
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