25 de março de 2013

ATIVIDADES DE DP DE HISTÓRIA


Atividades DP – 1° Bimestre - História – 1° Ensino Médio (Conteúdos, Competências e Habilidades exigidas no 9° Ano do Ensino Fundamental) - PROF. ÁLVARO
ATENÇÃO: ATIVIDADES DEVERÃO SER ENTREGUES EM FOLHA ALMAÇO OU DIGITADAS/IMPRESSAS

            Atividade 1
            Todas as atividades deste primeiro bimestre estão relacionadas ao estudo da história de uma   sub-região asiática conhecida como Oriente Médio. Sendo assim, pesquise e registre informações que expliquem a origem;/sentido do termo Oriente Médio. (cite pelo menos três fontes de informações diferentes. Aviso: Google e outros sites de busca não são fontes!!!! Os sites indicados pelo Google, por exemplo, são fontes de informação!!)

            Atividade 2
            Quando empreendemos a leitura e compreensão da obra O Homem que Calculava[1] somos levados há um tempo que beira ao lendário, mágico. Apesar desta característica, também nos é oferecido uma série de informações de teor histórico. O aspecto mais ressaltado é o da cultura islâmica e muçulmana. Sendo assim:

A) Pesquise e registre informações sobre a seguinte questão: O que é a religião muçulmana/islâmica?(cite pelo menos três fontes de informações diferentes, sejam elas impressas ou virtuais. Aviso: Google e outros sites de busca não são fontes!!!! Os sites indicados pelo Google, por exemplo, são fontes de informação!!)

B) Quais são os pilares (princípios) fundamentais do islamismo?(cite pelo menos três fontes de informações diferentes, sejam elas impressas ou virtuais. Aviso: Google e outros sites de busca não são fontes!!!! Os sites indicados pelo Google, por exemplo, são fontes de informação!!)

C) Qual a importância e significado da figura do profeta Mohammad (Maomé) para o Islã?(cite pelo menos três fontes de informações diferentes, sejam elas impressas ou virtuais. Aviso: Google e outros sites de busca não são fontes!!!! Os sites indicados pelo Google, por exemplo, são fontes de informação!!)

            Atividade 3
            Observe o mapa abaixo e responda as questões:




            A) A quais continentes os países destacados integram?
            B) Pesquise, reflita e registre possíveis características características culturais que unem os países indicados no mapa.(cite pelo menos três fontes de informações diferentes, sejam elas impressas ou virtuais. Aviso: Google e outros sites de busca não são fontes!!!! Os sites indicados pelo Google, por exemplo, são fontes de informação!!)
           
            Atividade 4
            (Atividade que tem por base o mapa acima). A capital de um dos países destacados no mapa é o cenário principal das tramas presentes na obra O Homem que calculava. Sendo assim, responda:
            A) De qual cidade e país fazemos referência?
            B) Cite e explique algum acontecimento importante da história recente que tenha ocorrido neste país.(cite pelo menos três fontes de informações diferentes, sejam elas impressas ou virtuais. Aviso: Google e outros sites de busca não são fontes!!!! Os sites indicados pelo Google, por exemplo, são fontes de informação!!)



[1]                   TAHAN, Malba. O Homem que Calculava. Rio de Janeiro: Record, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário